O poder das metas e como usá-las para grandes projetos e conquistas

Hoje em dia muito se fala sobre o sucesso profissional e conquistas pessoais. Na internet, na televisão e outros meios de comunicação você encontrará diversas dicas sobre o assunto, profissionais oferecendo cursos e até mesmo algumas fórmulas “milagrosas” para alcançar o sucesso. Esse é um diagnóstico claro: estamos em busca de metas, cada vez mais queremos galgar nossas conquistas.

O que por um lado é muito positivo. Afinal, todos nós precisamos estabelecer metas. Assim, fica mais fácil visualizar as nossas ações a longo prazo. Por outro lado, pode acabar sendo frustrante quando não sabemos como estabelecer essas metas, como definir prioridades e planejar. Aí o resultado é esforço desnecessário, fracasso constante e falta de foco.

Portanto, antes de criar metas, é preciso entender a importância delas e como estabelece-las de uma maneira correta e eficaz.

Afinal, o que são metas?

Antes de conversarmos um pouco mais sobre metas, é preciso explicar a diferença entre metas, objetivos e tarefas. Isso porque é bem comum confundirmos essas três etapas.

Basicamente, o objetivo fornece uma direção e um foco, onde você quer chegar, o fim da linha. Por exemplo: você quer fazer um curso de especialização para aumentar o seu potencial profissional. Este é o seu objetivo central. Mas como você irá conquistá-lo?

Aí que entram as metas! Elas são responsáveis por quantificar o objetivo. Ou seja, nas metas você defini quanto e até quando você pretende fazer algo para chegar ao seu objetivo. Já as tarefas são as ações que você precisa fazer para alcançar a sua meta.

As metas são maneiras específicas que você cria para alcançar objetivos, sendo que elas são temporais, ou seja, possuem prazos específicos para acontecerem. Um exemplo: se o seu objetivo é formar-se em um curso de pós-graduação, sua meta será traçar caminhos e maneiras que te levarão até o diploma. Por exemplo, administrar o seu dinheiro para pagar as mensalidades do curso nos próximos três anos, ou melhorar a sua organização para ter mais tempo para os estudos.

Por consequência você terá tarefas, que serão ações mais específicas. Se você estabeleceu que precisa administrar melhor o seu dinheiro para pagar os estudos, sua tarefa será guardar X% do seu salário todos os meses para efetuar os pagamentos. E por aí vai.

Sendo assim, objetivo é o que é o que você pretende fazer e/ou alcançar. Metas, que é a especificação desses objetivos quantitativamente. E tarefas, que são ações pontuais.  

Ficou mais fácil de diferenciar?

O poder das metas

Mas afinal, porque é tão importante definir metas?

Imagine que as metas são os tijolos que usamos na construção dos nossos sonhos(objetivos). Elas são a base concreta que irá nos motivar na direção certa. Sem metas os objetivos se tornam apenas sonhos construídos nas nuvens. Nunca serão reais.

As metas nos ajudam a manter o foco a longo prazo e entender quais são os passos necessários para chegar ao objetivo final. 

Benefícios de estabelecer metas:

• Compreender melhor o que estamos tentando alcançar;

• Manter o foco;

• Temos um cronograma com ações especificas, datadas e aprazadas;

• Dão detalhes sobre como alcançar um objetivo.

Conclusão

Seja no trabalho, na vida profissional, sejam sonhos pequenos ou grande expectativas. Estabelecer metas é uma maneira organizada de definir o que precisa ser feito, e como dever ser feito, para conquistar aquilo que você almeja. Por isso, que elas são tão importantes!

Algumas conquistas podem levar tempo para serem concretizadas, outras já são mais rápida. Mas se você souber exatamente o que você está fazendo para alcançar esses objetivos, mais fácil será lidar com as adversidades. Portanto, planeje! Estabeleça metas e cumpra as tarefas. O esforço valerá a pena.

liderança eclesiastica

Artigos Relacionados

escola de liderança

Conheça a história da Escola de Liderança

Conheça um pouco mais sobre a nossa história, nossos cursos e missão. A Escola de Liderança foi fundada em 2015,...
Leia mais
apresentações

Ferramentas gratuitas para criar apresentações em slides profissionais

Crie apresentações dignas de um profissional! Veja algumas ferramentas online e gratuitas que irão atrair o seu público e comunique...
Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X