Existe uma fórmula para ser um pai e uma mãe de sucesso?

“Eis vossa obra, pais: desenvolver o caráter de vossos filhos em harmonia com os preceitos da Palavra de Deus. Essa obra deve vir primeiro, pois nelas estão envolvidos interesses eternos. A formação do caráter de vossos filhos é de maior importância que o cultivo de vossas fazendas, mais essencial que a construção de casas para morar e a realização de qualquer espécie de negócio ou indústria.” Ellen G. White. Signs of the Times, 10 de setembro de 1894.

Educar os filhos não é um processo fácil e infelizmente nem todos os pais possuem a vocação necessária para tal trabalho. Trabalho sim, porque educar os filhos demanda tempo, dedicação, aprendizado e esforço. Portanto, por consequência dá trabalho. Mas é um trabalho necessário e além disso, também é uma missão. A paternidade e maternidade é um projeto de vida, um recomeço, e porque não, uma grande aventura!

O que é ser um pai e uma mãe de sucesso?

Além do cuidado e proteção do dia a dia, a paternidade e maternidade de sucesso transpassa as áreas básicas da criação dos filhos. Não existe uma fórmula única e padrão. Afinal, cada pai e mãe é de um jeito, possui características individuais, traços de caráter, padrões culturais e ideias diferentes. Colocar todos no mesmo formato e exigir um padrão de educação seria restringir o potencial dos pais.

Portanto, antes de pensar sobre o quê é sucesso na paternidade, é preciso avaliar as diferentes necessidades de cada família. Não existe um script que garanta os melhores, cada dinâmica familiar é única. No entanto, vale ressaltar que algumas ações podem ajudar no processo de uma educação eficaz.

O que é sucesso?

Outro ponto importante é entender o que é sucesso e como ele se aplica à sua vida. Isso porque o sucesso é algo individual. Sucesso não é uma palavra com um único significado. Ela ganha significados e interpretações diferentes de acordo com as pessoas.

Inegavelmente, se procurarmos no dicionário pela palavra “sucesso”, vamos encontrar significados como: “resultado positivo após alguma tentativa ou esforço, seja ele profissional, acadêmico ou pessoal”. E até mesmo, “obtenção de honras, êxito, riqueza”.

Porém, a grande verdade é que o sucesso pode ser muito mais do que isso. Ele depende do que você estabelece como meta, depende muito mais de você!

Como pai é importante compreender quais são as suas definições de sucesso na educação dos filhos.

Por exemplo, a educação, desenvolvimento acadêmico ou do futuro profissional? Criar pessoas competentes e preparadas para o mundo. Ou quem sabe, criar filhos que tenham resistência e força emocional.

Você já parou para pensar qual é o seu conceito de sucesso?

Fazer essa avaliação é muito importante. Uma vez que ao definir claramente o que é sucesso ficará mais claro e fácil de direcionar o seu foco e motivação nos seus objetivos.

Porquê?

Pois só assim você saberá o que ser e fazer como pai e mãe. Só assim você terá um direcionamento.

Ensine lições perenes

“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” – Provérbios 22:6

Por mais que você tenha suas próprias definições do que é sucesso, existem alguns traços que são inegáveis e que podem ser aplicados por todos os pais.

Um dos principais traços de toda mãe e pai de sucesso é a força de caráter, eles são educadores através do exemplo no cotidiano. A educação, antes da escola, igreja ou outros meios sociais, começa dentro de casa.

“Nem a escola de igreja, tampouco a escola superior, proporcionam, como o faz o lar, as oportunidades de firmar o edifício do caráter de uma criança sobre o fundamento apropriado.” – Ellen G. White. Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 162.

A Bíblia é clara que acima de todas as leis existe o amor. O amor é a principal e mais importante lição que deve ser ensinada aos filhos. O pais de sucesso sabem unir a disciplina com o carinho e compreensão. Eles não abusam da autoridade que exercem sobre seus filhos. Eles sabem equilibrar a educação com regras através do diálogo e respeito.

É preciso lembrar a importância da vida dos seus filhos, eles foram confiados a vocês por um propósito. Portanto, antes de buscar o sucesso por conta própria busque compreender o plano de Deus na sua vida, como pai ou mãe. Através da oração e meditação na palavra de Deus.

Com certeza não é um caminho fácil, mas colocar o seu sucesso à disposição do propósito de Deus é sempre a melhor escolha.

“Pensamos que somos capazes de moldar nossa vida e caráter para entrar pelos portais da glória? Não o podemos fazer. Dependemos, cada momento, de que o Espírito de Deus opere em nós e em nossos filhos.” Ellen G. White Manuscrito 12, 1895.

“Se os pais quiserem ver um estado de coisas diferente na família, consagrem-se eles inteiramente a Deus, e o Senhor lhes mostrará meios e maneiras pelas quais se possa operar uma transformação em sua casa.”Ellen G. White  Manuscrito 151, 1897.

saúde e bem-estar emocional

Artigos Relacionados

gtd

Conheça o método GTD e como começar a usá-lo

Você sente que 24 horas não são suficientes para fazer todas as tarefas do dia? Ou você é o tipo...
Leia mais
bíblica

Descubra como organizar e formar uma classe Bíblica

"A verdade bíblica deve ser apresentada de maneira tão simples e interessante que todos possam facilmente compreender os princípios da...
Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X