08 dicas para melhorar as suas relações profissionais

O ambiente de trabalho é o lugar onde passamos a maior parte do nosso dia. E se pararmos para contabilizar, chegaremos à conclusão que é também é o lugar onde passamos uma grande parte da nossa vida. Em conclusão, o ambiente de trabalho não pode ser deixado de lado quando pensamos em relações interpessoais. Assim como cuidamos dos nossos relacionamentos mais pessoais, como os familiares, também precisamos reservar um tempo para zelar pelas  relações profissionais.

O meio corporativo nem sempre é fácil. As constantes cobranças, a concorrência do mercado e a busca por resultados positivos, tudo isso torna o ambiente de trabalho um potencial “campo de guerra”. Tomando por confrontos, rivalidades e tensões. Porém, não devemos fomentar esse tipo de ações. As coisas nem sempre devem ser como parecem que devem ser. É preciso ter boa convivência.

Manter a boa convivência faz parte da construção de um ambiente mais harmônico, inclusive gera bem-estar físico e mental. Por consequência, o aumento da produtividade entre os colaboradores e dessa forma, melhores resultados para o negócio.

Além disso, as relações profissionais positivas oferecem mais aprendizado. Isso porque a troca de ideias e experiências é feita com mais regularidade. Inegavelmente, colegas que se dão no trabalho irão trabalhar com mais tranquilidade e juntos, encontrarão sinergia que irá favorecer ambos os lados.

O trabalho não precisa ser um ambiente de rivalidade e estresse. Deve ser um ambiente agradável, e sobretudo, um ambiente onde as pessoas possam conviver umas com as outras com respeito.

Começa por você

A boa convivência no ambiente de trabalho é algo que requer a colaboração de todos. Afinal, essa é uma construção em equipe. No entanto, é importante lembrar que não podemos depender dos outros. Apesar de ser coletivo, essa é também, e principalmente, uma consciência individual. Portanto, não espere pelos outros, comece por você!

Veja essas 08 dicas para melhorar as suas relações profissionais.

 

Mantenha a educação

 

Esse item é bem óbvio, mas não custa lembrar. Manter a boa educação é essencial no ambiente de trabalho. Cumprimente os seus colegas, sorria, agradeça, ofereça ajuda e seja gentil, independente do cargo da pessoa. Não há nada mais prazeroso do que conviver uma pessoa agradável e educada.

 

Mantenha uma comunicação saudável

 

Comunicação é tudo. Você não precisa ser, necessariamente, uma pessoa tagarela. Falar demais não é sinônimo de comunicação. A comunicação é um meio de transportar ideias e de dialogar. Portanto, manter uma boa comunicação significa também ouvir. Se você só fala e não deixa os outros se expressarem como haverá comunicação? Em suma, ouça mais, tenha uma conversa ativa onde ambas as partes poderão aprender e encontrar soluções para os problemas.

 

Respeite o espaço alheio

 

Isso pode ser complicado, ainda mais se você trabalha em um espaço apertado. No entanto, preze ao máximo manter a privacidade e respeito. Por exemplo, não faça barulho ao lado do seu colega. Não deixe artigos espalhados pela sala. Não pegue nada do colega, sem pedir permissão. Não coma comidas que irão soltar odores pela sala. Esse tipo de coisa que parecem óbvias, mas não custa lembrar.

 

Seja organizado

 

Tanto no espaço físico, quanto nas agendas e compromissos. Na maioria das vezes o nosso trabalho interfere no trabalho de outras pessoas. Portanto, se você for desorganizado e não cumprir com as suas tarefas outras pessoas serão prejudicadas. O que desencadeará em outros problemas. Então, trabalhe de maneira organizada, assim ninguém terá razões para dizer algo sobre você.

Estabeleça laços de confiança

 

 

Ser uma pessoa de confiança é um dos maiores trunfos que você pode ter. No entanto, você tem valorizar e cultivar a confiança que os outros depositam em você. Como? Ouvindo os outros. Sendo ponderado nos seus comentários. Evitando fofocas ou o uso de informações em benefício próprio. Se os seus colegas souberem que podem contar com o seu profissionalismo e ponderação, eles irão confiar em você.

 

Aceite as diferenças

 

O ambiente de trabalho é muito diverso. Inevitavelmente as pessoas serão diferentes entre si. Com algumas você terá mais liberdade e sentirá que possui coisas em comum. Já com outras, será diferente. Haverá diferenças grandes entre estilo de vida, costumes e até culturas. Nesses casos a melhor coisa a se fazer é olhar para o seu próximo com respeito e aceitação. Não tente mudar as pessoas. Muitas são o que são, independente se você goste ou não. Portanto, para manter boas relações profissionais é preciso aceitar isso. E não tentar mudar os outros.

 

Evite intrigas e fofocas

 

Fofocas são a porta de entrada para diversos problemas. Evite sempre. Você não precisa saber o que acontece na vida dos seus colegas. Inclusive, algumas fofocas podem ser extremamente maldosas a ponto de acabar com a carreira das pessoas. Você não gostaria de ser alvo desse tipo de conversa, não é mesmo? Então evite participar e caso seja inevitável ouvir algum tipo de conversa nesse nível prefira sempre o silêncio ao invés de expor suas opiniões.

Expresse gratidão

 

 

Agradeça mais. Demonstre gratidão aos seus colegas. Diga “obrigado” mais vezes. Demonstre também através dos seus atos. Seja grato pelo trabalho em equipe, pelos projetos entregues e outros motivos. Esse tipo de gentileza faz toda diferença.

empreendedorismo

Artigos Relacionados

Conheça os tipos de Inteligências Múltiplas desenvolvidas por Gardner

Você saberia definir o seu tipo de inteligência? Ou melhor, o tipo de inteligência de outra pessoa? Meio complicada essa...
Leia mais
emocional

5 lições sobre saúde emocional que podemos aprender com Jesus

Você se considera uma pessoa emocionalmente saudável? Antes de responder, pare um pouco e pense sobre os âmbitos da sua...
Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X