Trello: o que é e como começar a usar essa ferramenta

O Trello, já é um programa bastante conhecido e utilizado dentro das empresas ao redor do mundo. Basicamente ele é um organizador de tarefas. Flexível, visual e gratuito, esse programa ajuda pessoas a organizarem tudo.Por isso que ele foi além dos limites do escritório e passou a ajudar na organização outros âmbitos da vida pessoal.

O Trello é basicamente um ferramenta de gerenciamento de projetos em listas versáteis que podem ser ajustadas e adaptadas de acordo com a necessidade de cada usuário. Por exemplo, você pode usá-lo para organizar as suas tarefas do trabalho, os seus planos para redecorar a casa, prioridades nos estudos, prioridades no seu departamento da igreja, entre muitos outros.

E sabe o que mais? O Trello pode ser usado tanto por um único usuário, como também por vários indivíduos, caso haja a necessidade de trabalhos em equipe.

Metodologia Scrum

O site oficial Scrum.org define o métod como “um framework em que as pessoas podem tratar de problemas complexos e adaptativos ao entregarem — de modo produtivo e criativo — produtos de altíssimo valor”. Pode-se dizer que Scrum é um tipo de metodologia ágil que usa sequências de trabalho incrementais e iterativas.

Isso é, o Scrum é um método/processo que ajuda pessoas a solucionarem problemas de uma maneira mais rápida e com máxima produtividade. Garantido que os projetos entregues tenham o máximo de valor possível.

Uma das características do Scrum é tornar visível o processo dos seus projetos em tempo real. Como? Usando estágios de tarefas, classificando cada um deles como “para fazer”, “fazendo” e “feito”. Desse modo é só bater o olho para descobrir como anda o projeto. O que já foi concluído, o que ainda nem começou e o que está sendo feito no momento. E o Trello utiliza essa metodologia em seu programa.

A interface do Trello

O programa é bem intuitivo e funciona como um grande quadro de atividades. Ele funciona em navegadores como Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer. E não é necessário qualquer tipo de instalação. Com versão e português e gratuito, o Trello também oferece versões pagas que disponibilizam recursos mais elaborados. Contudo, a versão grátis já é bem útil! Além disso, você também pode acessá-lo através de aplicativos do Google Play e do iTunes.

O layout do Trello dispõem as informações através de listas em “quadros” separados por três grupos. Esses grupos são os mesmos que comentamos no último item acima, sobre o método Scrum. “Para fazer”, “fazendo” e “feito”.

Logo que você fizer o seu login já poderá criar os seus quadros, separando-os por projeto. Cada um desses quadros oferecerá a opção de “cards”, onde você montará a sua lista de tarefas. Depois é só arrastar cada um desses cards para a ordem de andamento. Por exemplo, uma tarefa sendo feita ou outra que já foi concluída, cada uma precisa estar em seu lugar. Desse modo, você sabe exatamente o que foi feito, o que ainda precisa ser feito e o que está sendo feito.

trello

Como utilizar o “board” e os “cards”

Um dos pontos positivos do Trello é que ele é altamente personalizável! Dentro dos “cards” ou “cartões” é possível escrever comentários, adicionar links, salvar anexos, documentos, acrescentar imagens e determinar prazos.

Esses cards são como pequenas notas que podem ser facilmente arrastadas de um lado para o outro dentro do “board”, de acordo com a sua necessidade. A grande sacada é que eles são simples notas, eles podem receber informações mais complexas, como documentos e imagens. Outro diferencial é que é permitido adicionar prazos e checklist dentro dos cards. Assim, você pode ver o processo de cada atividade em porcentagem! Quer maneira melhor de acompanhar o progresso?

Por onde começar

Com o Trello você pode planejar, organizar ideias e tarefas, tudo isso em um único lugar. Além de gerenciar equipes e trabalhos, você também pode gerenciar áreas da vida pessoal como calendários semanais e projetos de viagens. As possibilidades são imensas! Tudo ficar mais dinâmico e fácil ao manusear um programa como esse.

Que tal tentar? Clique aqui para fazer o seu login e dê play no vídeo abaixo para aprender a usar o Trello de maneira eficaz. Vamos começar?

administração da vida

Artigos Relacionados

gtd

Conheça o método GTD e como começar a usá-lo

Você sente que 24 horas não são suficientes para fazer todas as tarefas do dia? Ou você é o tipo...
Leia mais
filmes

05 filmes que vão inspirar os jovens no exercício da vida cristã

Ensine os jovens sobre o exercício da vida cristã de uma forma divertida e atraente, através dos filmes. Ensinar os...
Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X