7 livros sobre o criacionismo que você precisa ler

Aprenda mais sobre o criacionismo através da leitura. Veja uma lista com livros que irão tirar todas as suas dúvidas e ensinar grandes lições.

O criacionismo é uma corrente de estudos interdisciplinares que procura explicar a origem da vida e do Universo. Há semelhanças e diferenças entre o criacionismo e as teorias evolucionistas e do design inteligente. As semelhanças com o evolucionismo geralmente dizem respeito à diversificação de baixo nível (ou “microevolução”) e até mesmo à seleção natural, e as maiores diferenças têm que ver com a chamada macro ou megaevolução.

Com respeito à teoria do design inteligente, basta dizer que os criacionistas e os defensores daquela teoria buscam evidências de projeto intencional na natureza.

Na definição do físico Urias Takatohi, “criacionismo é o esforço de harmonizar os conhecimentos das ciências históricas, principalmente a geologia e a paleontologia com suas implicações na teoria da evolução biológica, com a visão de inspiração bíblica de que a vida na Terra foi estabelecida por Deus há poucos milhares de anos.

Esse esforço se faz para preservar uma interpretação dos primeiros capítulos da Bíblia tão próxima da literal quanto possível, e também por causa do valor atribuído à ciência pelo mundo secularizado de nossos dias”.

Fonte: adventistas.org

Como falar sobre o criacionismo?

Para muitos cristãos, falar sobre o criacionismo parece ser uma tarefa complicada. Ainda mais quando surge a necessidade de defender ideias com opiniões contrárias. Em um artigo ao portal adventistas.org, Michelson Borges diz que: “o criacionista tem bastantes evidências para apresentar: atualmente muitas descobertas da biologia molecular apontam para o design inteligente da vida. A arqueologia bíblica está aí ajudando a desencavar o pano de fundo histórico das Escrituras. Então, mostre os fatos e deixe que os céticos tirem suas próprias conclusões.”

No entanto, é importante lembrar que sempre que houver a necessidade de dialogar sobre o tema, de maneira construtiva, é preciso que o criacionista compreenda mais sobre a ciência. É importante ter bases teóricas e entender a ciência como um todo, e como o criacionismo se encaixa nela.

Livros criacionistas

Por isso, pensando nesse cenário, é que a leitura torna-se uma grande aliada. Através do conhecimento contido nos livros você poderá entender melhor sobre o criacionismo. Compreendendo como ele se encaixa na ciência e na fé Bíblica. E assim, você poderá fortalecer suas crenças e saber exatamente por quais razões você se auto proclama criacionista.

Portanto, para te ajudar nessa empreitada selecionamos alguns livros que irão ampliar sua visão sobre o tema. Veja só!

1. A História da Vida

criacionismoO livro apresenta informações atuais com respeito à controvérsia entre criacionismo e evolucionismo utilizando uma linguagem simples que torna o conteúdo acessível.

Ao fim de cada capítulo, o autor apresenta inúmeras referências com dicas sobre os melhores livros e sites para leitura adicional. Um livro para quem deseja aprender sobre a origem e destino do Universo e da vida.

2. Por que Creio

criacionismoNesse livro, o jornalista e pastor Michelson Borges entrevista pesquisadores em áreas como Biologia, Geologia, Bioquímica, Física, Matemática, Arqueologia e Teologia. Todos eles mostram que é possível conciliar a fé com a pesquisa científica. E afirmam que existem evidências de planejamento inteligente no Universo.

 

 

 

3. A Ciência Descobre Deus

criacionismoDeus existe? Será que um Designer criou nosso universo, ou ele evoluiu de maneira espontânea? Pode a ciência ser objetiva e, ao mesmo tempo, admitir a possibilidade de que Deus existe? Isso faz diferença?

Ariel Roth, cientista e pesquisador cristão, analisa os pontos-chaves relacionados com a questão de Deus e a existência do Universo:

* a intricada organização da matéria do Universo

* a precisão das forçasda física

* a complexidade do olho e do cérebro

* o sofisticado código genético

* a disparidade entre o registro fóssil e o tempo necessário para a evolução

Em face de tanta evidência que parece exigir um Deus para explicar o que vemos na natureza, por que a comunidade científica permanece em silêncio sobre o Criador? Hipóteses e especulções que tentam encaixar os dados em uma conclusão predeterminada existem aos montes. O que impede os cientistas de seguir os dados da natureza na direção em que apontam?

4. A Descoberta

criacionismoUm brilhante cientista ateu descobre que a ciência não pode resolver seus problemas pessoais. A tragédia familiar faz com que ele inicie uma jornada que mudaria completamente sua visão de mundo, curaria suas feridas e traria esperança para o futuro. A história do físico Carlos Biagioni é uma aventura cheia de drama, amor e descobertas feitas por alguém que percebeu que a ciência não tem resposta para os mais importantes dilemas da vida.

 

 

5. Mistérios da Criação

criacionismoDurante séculos, a cultura ocidental esteve fortemente conectada à cosmovisão cristã. Por essa razão, a resposta para qualquer pergunta estava enraizada na crença em Deus, como Criador e Mantenedor de tudo, e na Bíblia, uma revelação divina, digna de toda confiança.Muitos dos fundadores da ciência moderna, inclusive Copérnico, Galileu, Kepler, Pascal, Boyle, Newton e Halley, acreditavam nesses conceitos centrais.

 

 

6. Criação, Evolução e Teologia

criacionismoA teoria da evolução se tornou a explicação a explicação padrão para o história da vida, bem como o centro de uma nova cosmologia. A evolução acusa a história da criação de ser apenas um mito. Para evitar o conflito, muitos teólogos propõem formas de harmonizá-las.

Contudo, devemos perguntar: Essa relação é a única disponível? Precisamos escolher entre fé e ciência? A crença na criação implica necessariamente no sacrifício do intelecto? Este livro pretende apresentar uma breve discussão das principais características da ciência e da teologia com o objetivo de facilitar o debate sobre a origem da vida.

evangelismo

Artigos Relacionados

coaching

Descubra o que é e como funciona o processo de coaching

Você provavelmente já ouviu falar em coaching, certo? Esse é um tema em alta e amplamente difundido, principalmente no meio...
Leia mais
finanças

7 aplicativos que vão te ajudar a colocar as finanças pessoais em ordem

Cuidar das finanças pessoais não precisa ser algo tão complicado quanto parece. Existem diversas formas de facilitar a tarefa de...
Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X