5 aplicativos que toda mulher precisa usar para cuidar da saúde emocional
Cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física. No entanto, muitas vezes esquecemos que não é apenas o nosso corpo que necessita de cuidados, mas a nossa alma e psique também. O emocional conta, e muito! Não podemos deixar isso para depois.
Em um estudo da Universidade de Cambridge foram analisados mais de mil artigos e pesquisas sobre a ansiedade e depressão, o resultante é alarmante. Esses tipos de transtornos de ansiedade são duas vezes mais comuns nas mulheres do que nos homens. A Organização Mundial da Saúde apresentou um relatório que mostra dados sobre a saúde mental e emocional das mulheres. Olha só o que eles descobriram:
• Transtornos depressivos respondem por cerca de 41,9% da incapacidade de transtornos neuropsiquiátricos entre as mulheres em comparação com 29,3% entre os homens.
• Os principais problemas de saúde mental dos idosos são a depressão, as síndromes cerebrais orgânicas e as demências. A maioria são mulheres.
• Estima-se que 80% das 50 milhões de pessoas afetadas por conflitos violentos, guerras civis, desastres e deslocamento são mulheres e crianças.
• A taxa de prevalência ao longo da vida de violência contra as mulheres varia entre 16% e 50%.
• Pelo menos uma em cada cinco mulheres sofre estupro ou tentativa de estupro durante a vida.
Depressão, ansiedade, sofrimento psicológico, violência sexual, violência doméstica e taxas crescentes de uso de substâncias afetam mais as mulheres do que homens em diferentes países e em diferentes contextos. Pressões criadas por seus múltiplos papéis, discriminação de gênero e fatores associados de pobreza, fome, desnutrição, excesso de trabalho, violência doméstica e abuso sexual, combinam-se para explicar a saúde mental das mulheres.
Como prevenir
Até 20% das pessoas que frequentam cuidados de saúde primários em países em desenvolvimento sofrem de ansiedade e/ou distúrbios depressivos. Na maioria dos centros, esses pacientes não são reconhecidos e, portanto, não são tratados.
A OMS ressalta a importância da comunicação entre agentes de saúde e suas pacientes. No entanto em muitos países o atendimento médico é extremamente autoritário, dificultando a revelação do sofrimento psicológico e emocional da mulher. O que causa muitas vezes é a estigmatização. Quando as mulheres se atrevem a revelar seus problemas, muitos profissionais de saúde tendem a ter preconceitos de gênero que os levam a tratar excessivamente ou a mal tratar as mulheres.
Pesquisas mostram que existem três fatores principais que são muito importantes para combater e prevenir o desenvolvimento de problemas mentais, especialmente depressão. São eles:
• Ter autonomia suficiente para exercer algum controle em resposta a eventos graves.
• Acesso a alguns recursos materiais que permitem a possibilidade de fazer escolhas diante de eventos severos.
• O apoio psicológico da família, amigos ou profissionais de saúde é extremamente importante.
A saúde emocional e a mulher cristã
Quando acreditamos em Cristo as nossas vidas são renovadas todos os dias, como se cada dia fosse uma oportunidade de aprender mais ao lado de Jesus. No entanto, a vida cristã muitas vezes não nos livra dos problemas, sentimentos ruins e traumas. Ser uma seguidora de Cristo não é uma blindagem contra os problemas e mazelas do pecado.
No entanto, apesar dos problemas, podemos ter fé que poderemos passar por todos eles tendo a confiança que temos um guia. Se permitirmos e se abrirmos nossos ouvidos e coração, Deus falará conosco e nos ensinará. Mostrará modos de solucionar nossas questões e problemas mais íntimos.
“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia.” – 2 Coríntios 4:16
Portanto, um bom começo é aceitar que sim, problemas acontecem, independente na religião ou crença. E que sim, estar ao lado de Cristo é sempre a melhor resposta. Mas que muitas vezes o alívio e livramento se dá através do tratamento psicológico e do cuidado diário da nossa vida emocional. Uma coisa complementa a outra. Você não concorda?
5 aplicativos que podem te ajudar
Usamos nossos smartphones para quase tudo, certo? Para fazer conversar com os amigos, gerenciar nossa rotina, trabalhar e até para cuidar das tarefas caseiras. Então, por quê não usá-lo para cuidar de nós mesmas? Usar aplicativos que ajudam a manter a saúde emocional mais equilibrada é uma boa maneira de usar a tecnologia. Olha só alguns aplicativos que poderão te dar aquela força.
1.Daylio
Daylio te possibilita manter um diário privado sem que você precise digitar uma única linha. Basta escolher seu humor e adicione atividades que você fez durante o dia. Você também pode adicionar notas e manter um diário. Daylio agrupa humores e atividades para estatísticas e calendário que vão te ajudar a entender melhor seus hábitos e assim, por consequência, entender melhor como funciona os seus sentimentos.
2. Wysa
Imagina ter um um ajudante de ansiedade, um coach, um rastreador e um amigo que te ajuda a melhorar o humor. É isso que o Wysa faz. Esse aplicativo usa um chatbot amigável e carinhoso que estará sempre ao seu lado quando você precisar de alguém para conversar. Além disso, o Wysa irá te ajudar a acompanhar o seu humor e aliviar o estresse, reduzir a ansiedade. Pode parecer uma ideia estranha, afinal, falar com um aplicativo no celular não é a mesma coisa do que falar com uma pessoa real. Verdade! No entanto, o Wysa pode ser a ajuda necessária quando você não tiver mais ninguém ao seu lado. Que tal experimentar?
3. Gratidão
Gratidão é um aplicativo simples e intuitivo, onde você poderá agradecer por todas as coisas boas que lhe acontecem. Você sabia que praticar a gratidão traz benefícios cientificamente comprovados? Reduzindo os níveis de estresse e depressão. Além disso, ser grato também ajuda as pessoas a alcançar objetivos pessoais e se sentirem mais amadas.
4. Controle e Monitor: Ansiedade, Humor e Autoestima
Esse aplicativo funciona como um Diário do Humor pessoal e privado, com ele você consegue ter um rastreamento do seu humor, ânimo, ansiedade, autoestima e depressão. Com diversos testes psicológicos de auto aplicação, o sistema cria relatórios para realizar o monitoramento e acompanhamento da sua saúde emocional.
Além disso, o aplicativo possui diversas atividades para ajudar na sua crise de ansiedade, deixar você mais calmo e melhorar sua auto estima. Por exemplo, diversos desafios com o objetivo de melhorar seu humor, sua confiança e sua qualidade de vida. E técnicas de respiração que ajudam a relaxar e desestressar.
5. Hepi
O Hepi é um aplicativo que auxilia no diagnóstico da depressão. Ele ajuda você a descobrir através de perguntas baseadas no teste do renomado psiquiatra Aaron Becker os níveis de depressão de uma pessoa. Através de uma interface simples e intuitiva em menos de 10 minutos é possível saber se em algum nível você apresenta sinais de depressão.
É importante lembrar que o teste não exime a necessidade de um acompanhamento médico feito por um profissional capacitado nem mesmo o laudo e diagnóstico necessário para início do tratamento da depressão. O Hepi é apenas uma forma mais simples e fácil de ajudar no diagnóstico.
Conclusão
O cuidado da sua saúde emocional é um processo contínuo, não deixe isso de lado. Conta para gente nos comentários quais são as suas técnicas e maneiras de cuidar de si mesma.
E já que você está aqui, que tal conhecer um curso muito especial, criado cuidadosamente para as suas necessidades. Os Fundamentos da Liderança, voltados para as necessidades da mulher cristã, é um curso que te ajudará a entender o seu papel como líder dentro da sua comunidade, igreja e família.